Funil de Vendas: Entenda como Funciona a Estrutura que Te Faz Vender Todos os Dias na Internet no Piloto Automático
Você já pensou como seria bom ter a internet trabalhando para você todos os dias? Que bom seria ter um funcionário para o seu negócio que não dorme, não tira férias e faz tudo do jeito que você programou?
Parece até filme futurista mas na verdade é uma realidade que já existe! Aquela promessa de vender enquanto você dorme, viaja, se diverte é sim real!
Porém cuidado: eu disse real mas para que você consiga chegar a esse ponto, antes tem muito trabalho e estratégia envolvida no processo.
Mas calma! Esse post foi criado para que você entenda esse passo a passo.
Um primeiro passo para que você consiga entender e por a mão na massa para fazer vendas automáticas pela internet é conhecer sobre o Funil de Vendas no Marketing Digital.
Neste post eu vou te revelar como funciona um funil de vendas no marketing digital e como você pode usá-lo no seu negócio para vender todos os dias no piloto automático na internet!
Vamos ao conteúdo?
O que é um Funil de Vendas
Funil de vendas do Marketing Digital é um modelo estratégico de vendas, um processo que consiste em conduzir o cliente desde o primeiro contato com o seu produto até a concretização da venda.
Funil de vendas no marketing digital é um caminho formado por um conjunto de etapas e gatilhos mentais, que criamos para que o cliente percorra, tomando conhecimento da solução que o produto que você oferece, por isso mesmo, dizemos no marketing digital que o funil de vendas tem várias etapas.
Para que Serve um Funil de Vendas do Marketing Digital
Funil de vendas no marketing digital também é considerado uma estratégia de vendas automáticas, uma vez que você cria a estrutura de vendas, ele faz todo o trabalho de guiar o cliente no processo de compra.
Entretanto, para que a jornada do cliente seja perfeita ao longo do funil de vendas e no final do processo ocorram as vendas, ele precisa estar arquitetado de forma correta.
Em outras palavras, o funil de vendas no marketing digital é desenhado em etapas para que sua comunicação seja altamente persuasiva atingindo corretamente os níveis de consciência do cliente.
E para que essa comunicação seja persuasiva e assertiva, utilizamos uma série de gatilhos mentais neste processo.
Quais São as Etapas do Funil de Vendas?
O funil de vendas no marketing digital é dividido em três etapas: topo, meio e fundo de funil. Em cada uma destas etapas, você deverá tomar ações específicas para que o lead vá percorrendo o caminho e no final se torne convencido de realizar a compra.
Tais ações devem ser tomadas considerando o nível de consciência do lead em cada uma das etapas.
Não entendeu nada? Não se preocupe que vou explicar cada uma delas para você.
Topo do Funil
Esta é a fase de aprendizado, no qual o público que acaba de te conhecer, por isso dizemos que no topo do funil.
O público é totalmente frio. Nesta etapa os visitantes ainda não sabem quem é você e quais soluções que seu produto oferece para eles.
Essa é a etapa da consciência, onde descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido após entrar em contato com você e com o produto que você oferta.
Por este motivo, o seu papel é educá-los: ofereça conteúdos ricos, como infográficos, e-books, conteúdos em blog, redes sociais e que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário.
Ao fornecer dados, como nome, e-mail e telefone e etc, o visitante torna-se um lead e avança no funil de vendas que você construiu previamente. O lead é o que chamamos de potencial cliente.
Uma das formas de um público frio te conhecer é através da oferta de produtos gratuitos como recompensa digital para que ele torne seu lead.
Recompensas digitais são dentro do Marketing Digital qualquer produto que você oferta em troca de algum contato do possível lead, de forma que podem ser recompensas digitais: um e-book, um webnário, um tutorial, um infográfico.
Meio do Funil
No meio do funil de vendas no marketing digital já estamos lidando com leads, ou seja: eles já te conhecem, se tornaram clientes em potencial e são agora um público morno.
Eles estão em busca de resolver suas necessidades, ainda que não saibam bem como fazer isso por isso neste passo aqui, sua função é ajudá-los com dicas e técnicas.
Não fique querendo vender a qualquer custo, longe disso!
Nessa etapa do funil de vendas do marketing digital, trabalhe para amadurecer e qualificar os leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.
Tenha um bom relacionamento com o lead, ofereça conteúdo de valor de forma gratuita! Tenha de fato, a intenção genuína de instruí-lo e de informá-lo.
Lembre-se que ele já tomou consciência do problema que ele tem e está buscando uma solução dentre as opções que agora ele já conhece.
Por isso mesmo, dê atenção e importância até que ela se sinta seguro do que está fazendo. Com isso, você vai conseguir fazer este lead avançar para a próxima etapa do funil, onde ele estará pronto para comprar.
Fundo do Funil
Nesta etapa do funil de vendas do marketing digital, os leads qualificados tornam-se oportunidades: estão praticamente prontos para serem abordados para a venda.
Mais do que cientes do problema, buscam soluções, nesta hora portanto: você está pronto pra oferecer a solução que ele precisa e já se decidiu para ter.
A relação de confiança estabelecida entre você e cada dos seus leads, faz com que você seja visto como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar.
O funil de vendas fecha quando os leads realizam a compra e se transformam em clientes.
O que Acontece quando o Lead Vira Cliente
Depois de efetuar a venda através do seu funil de vendas no marketing digital, não fique pensando que acabou todo o processo, ok? Longe disso por que quando você finalmente tem um cliente, o seu papel é cuidar dele.
Agora envie com frequência informações, textos, vídeos que você publicar com conteúdo informativo.
Enfim: continue cuidando da sua base de clientes, até mesmo por que: você quer (e irá) vender para eles novamente. Digo isso por que é no marketing digital é muito mais fácil vender para um cliente que te conhece, que já condia no seu trabalho do que começar todo processo novamente com público frio.
Um Exemplo para Você Aprender na Prática
Para que tudo fique mais claro, imagine essa situação:
Você é afiliado de produtos digitais e está usando um modelo de funil de vendas! Como afiliado, você vende um e-book com receitas para emagrecer. Você também tem um blog que fala de saúde, cuidados e dicas com alimentação.
Você como empreendedor (a) utiliza as diferentes fontes de tráfego para atrair público para seu negócio, neste caso o blog através de uma isca digital (também conhecida como recompensa digital) que pode ser, por exemplo um e-book gratuito de receitas fitness.
Após a entrega da recompensa digital, na qual em troca o agora seu lead ofereceu o email, você envia uma série de e-mails automáticos que demonstra para ele quais são os riscos de viver no sobrepeso, o que ele precisa fazer para ser mais saudável, mostra para ele situações que ele seria mais feliz se caso finalmente perdesse peso e por fim, oferta sem produto!
Se ele não comprar, não tem problema! Ele ainda é o seu lead e você poderá oferecer vários produtos correlacionados e do mesmo nicho para ele.
Seu lead vai ficar na sua base de dados a qual você vai nutrir com informações relevantes e gratuitas.
Em um outro momento, você pode ofertar o mesmo ou um novo produto o qual ele pode se interessar e finalmente comprar.
Como Iniciar o Processo de Funil de Vendas Com E-mail Marketing?
Primeiro você chama a atenção da pessoa com algo do interesse dela, e se você definiu bem sua persona e público-alvo, sabe quais são os problemas e dores que precisam ser resolvidas. Você pode fazer isso de duas formas:
- Tráfego Pago: onde você investe dinheiro para fazer anúncios patrocinados. Você pode utilizar a ferramenta Google Ads ou Facebook Ads.
- Tráfego Orgânico: é um processo onde você não investe dinheiro, porém tempo. Você terá o trabalho de criar conteúdos gratuitos sobre o seu nicho, mostrando a sua autoridade e conhecimento no assunto. Você pode usar blog, redes sociais ou YouTube.
Depois que você chamou atenção é hora de capturar o contato deste possível lead. Nesta etapa você pode ofertar uma recompensa digital gratuita com conteúdo de valor em troca do email dela, como no exemplo prático que te falei a cima.
Esse material só poderá ser entregue caso o visitante forneça o contato em troca. Os mais comuns são e-mails e Whatsapp.
Quando você consegue coletar o contato, ele se torna lead. O lead é o potencial cliente e neste momento do funil você se relaciona por meio de uma sequência de e-mails, o que chamamos de e-mail marketing.
Seu trabalho será educá-lo, deixando-o consciente da solução e prepará-lo para as demais etapas do funil, tal qual mencionei no tópico topo de funil.
Quais São os Benefícios de Construir um Funil de vendas?
São muitos os pontos positivos de se construir um funil de vendas no marketing digital. Com um funil de vendas implementado, você pode acompanhar cada movimento do seu lead. Logo, fica mais fácil aplicar estratégias para aumentar a possibilidade de realizar uma venda.
Outro benefício da construção do funil de vendas no marketing digital é você criar diferentes pontos de contato com o seu lead, aumentando dessa forma a possibilidade de ele comprar o produto que você está oferecendo.
Como Montar um Funil de Vendas Automático no Marketing Digital
Existe diversas formas de você arquitetar um funil de vendas no seu negócio: por exemplo, você pode construir um funil de vendas no instagram ou no seu canal do youtube através de conteúdos direcionados para cada etapa do funil todavia, uma das formas mais usadas no marketing digital é a construção de funis de venda através de email marketing.
Essa estratégia é muito validada para diferentes processos de venda pela internet e funciona muito bem até hoje. A estrutura que eu uso toda automatizada no meu negócio de email marketing é essa aqui.
Envio de email marketing automatizado é o que eu uso no meu negócio para realizar minhas vendas, sendo que grande parte do meu faturamento mensal vem desta estratégia.
Por que Eu Uso o Email Marketing Para Construir Um Funil De Vendas do Marketing Digital
O email marketing para construção de um funil de vendas do marketing digital foi o modelo que me atraiu, por que nessa estratégia eu consigo escrever uma única vez uma sequencia de e-mails fazendo com que o lead percorra toda a jornada de compra e encaminhar de forma 100% automática.
Eu aprendi a montar um funil de vendas automáticas pela internet fazendo esse treinamento aqui! Hoje, esse funil é responsável pela maior parte dos lucros que tenho pela internet.
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Não importa a hora ou dia que ele decida baixar minha recompensa digital, automaticamente, ele vai entrar no meu funil que eu fiz uma única vez e vai percorrer toda jornada de compra.
Ou seja: realmente é a internet trabalhando para você e fazendo vendas enquanto você dorme, treina, cuida da casa ou trabalha em outras partes importantes do seu negócio.
Lead Lovers: a Ferramenta de Automação de Emails mais Usada no Mercado
Para que todo esse processo de enviar e-mails seja automático e você não precise ficar enviando email um por um (o que seria impossível), eu uso uma ferramenta de automação: a Leadlovers.
Essa ferramenta é responsável por grande parte do meu faturamento aqui na internet. Vale muito conhecer a Leadlovers, eu tenho um post que explica melhor todos os benefícios dela aqui.
Se você quiser conhecer a Leadlovers, eu vou deixar um link para você saber mais sobre a ferramenta, junto também com os meus bônus que eu disponibilizo D.E. G.R.A.ÇA. pra quem adquire essa ferramenta através de QUALQUER UM DOS LINKS AQUI NO BLOG.
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Conclusão
Funil de vendas no marketing digital é um processo necessário se você quiser vender pela internet. Uma estratégia simples de montar no automático, porém muito bem arquitetada. Ao aumentar a consciência do seu lead, você o conduz para ação final: a compra.
Se automatizado como eu expliquei aqui através de uma ferramenta de email marketing, por exemplo: de fato você vai conhecer todo poder da internet vendendo para você no piloto automático. Te desejo sucesso e boas vendas
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